Verdade Cabeçalho

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Candidatos utilizam as redes sociais para pedir dinheiro para financiar campanha


Os candidatos e partidos políticos só podem receber doações para as campanhas eleitorais vindas de candidatos, pessoas físicas ou partidos, de acordo com a nova legislação eleitoral. Com isso, alguns candidatos estão utilizando as redes sociais para levantar recursos financeiros para bancar a campanha. Em João Pessoa, por exemplo, o candidato a prefeito pelo PSOL, Vitor Hugo, usou as redes sociais para solicitar contribuição financeira, nesta sexta-feira (19). Essas doações devem ser declaradas à Justiça Eleitoral num prazo de 72 horas, após o recedimento.

Em postagens nas redes sociais, Vitor Hugo (PSOL) explica que para dar visibilidade ao seu nome como candidato a prefeito é necessário confeccionar material de divulgação e que a ação tem alto custo. Com isso, ele convida amigos, militantes e simpatizantes a contribuir “com o valor que for possível”.
"Colega, iniciamos nossa campanha para Prefeito de J.Pessoa, e convido você para se juntar a nós nessa caminhada. Para dar visibilidade ao nosso nome, é necessário confeccionar material de divulgação que tem alto custo. Por isso venho chamar você para essa parceria no sentido de colaborar financeiramente com a nossa campanha, contribuindo com o valor que for possível. Conto com você. Forte abraço."
Com doações - Já o candidato do PT, professor Charliton Machado (PT), foi o único a declarar já ter recebido doações para o financiamento da campanha em João Pessoa. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos e partidos políticos são obrigados a enviar à Justiça Eleitoral o relatório financeiro de campanha a cada 72 horas, contadas a partir do recebimento da doação.
De acordo com os dados disponíveis na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, foram feitas duas transferência eletrônicas no valor de R$ 13 mil referente ao Fundo Partidário. Os depósitos das doações foram efetuados no último dia 16, data em que teve início a campanha, no entanto, nenhuma despesa ainda foi registrada por parte da candidatura do PT.
A candidata do PSB, Cida Ramos e o atual prefeito e candidato à reeleição, Luciano Cartaxo (PSD) não informaram ainda sobre valores doados as suas campanhas à Justiça Eleitoral.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário